Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.
Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.
Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!
Enquanto isso, boa leitura!
Sabemos que a luz é parte de uma sequencia de ondas eletromagneticas. Também fazem parte desta "propagação" outros componentes, tais como o ultra violeta e o infravermelho; todos em seus respectivos comprimentos de onda.
Explicando de forma simples, "comprimento de onda" é o método utilizado para medir e observar a posição desses componentes na sequência de propagação das ondas eletromagnéticas. Em óptica estudamos que o ultra viloleta está entre 100 e 400 nanômetros* (nanômetro é uma escala de medida que corresponde a milionésima parte do milímetro), o espectro visível (a luz) está entre 400 e 700 nanômetros. A partir dos 700 namômetros está o infravermelho. Veja na imagem abaixo toda a dinâmica da propagação de ondas. (Clique na imagem para ampliá-la, caso necessário).
Ao longo do espectro visível, estão posicionadas as cores:
- Violeta 380 a 450 nanômetros.
- Anil 420 a 440 nanômetros.
- Azul 440 a 490 nanômetros.
- Verde 520 a 570 nanômetros.
- Amarelo 570 a 590 nanômetros.
- Laranja 590 a 620 nanômetros.
- Vermelho 620 a 740 nanômetros.
Os filtros medicinais são colorações de altíssima precisão, que impedem a chegada de determinadas partes do espectro ao olho, melhorando assim o conforto e contraste visual do indivíduo.
Existem diversos filtros medicinais disponíveis, cada um com sua função específica de impedimento da passagem de uma determinada porção do espectro. Vou citar abaixo, os principais filtros e suas funções**:
- F60, F80 e F90 são filtros para retinopatia diabética. Aliviam o ofuscamento visual, permitindo melhor conforto através da baixa absorção da porção do espectro.
- F540, F560 e F580 são filtros ideais para monocromatismo, baixa visão, nistagma e má discriminação das cores.
- F451 e F452 são filtros ideais para acromatopsia, caracterizada pela falência geral das células da retina que percebem as cores (cones) além da hipersensibilidade das células perceptoras de luminosidade (bastonetes).
Especialistas em retina possuem todas as amostras com tons e cores para avaliação e prescrição detalhada do filtro ao seu paciente.
A Carl Zeiss Vision possui uma linha de filtros medicinais de altíssima qualidade e credibilidade. Ao receber uma prescrição de filtro medicinal em sua loja, solicite a Carl Zeiss Vision sua aplicação em lentes graduadas ou não graduadas.
Utilização dos filtros medicinais Zeiss(***):
Os filtros F90, F80 e F60 são para Retinose Pigmentar e os filtros F580, F560 F540 são para Retinopatia Diabética. Veja os exemplos na ilustração abaixo.
Segue abaixo a amostragem do filtro F60:
Segue abaixo a amostragem do filtro F80:
Segue abaixo a amostragem do filtro F90:
Segue abaixo a amostragem do filtro F540:
Segue abaixo a amostragem do filtro F560:
Segue abaixo a amostragem do filtro F580:
Os filtros F452 e F451 são para Acromatopsia e Monocromatismo do Cone Azul. Veja exemplos na ilustração abaixo.
Segue abaixo a amostragem do filtro F451:
Segue abaixo a amostragem do filtro F452:
Os filtros medicinais Zeiss são aplicados com exclusividade em lentes Zeiss 1.5 tanto em visão simples quanto em progressivas no moderno Zeiss Technology Center em Petrópolis.
Demonstre sua reação em relação a esse artigo:
Referências:
(*) Francis Rouessac and Annick Rouessac; Chemical Analysis, Modern Instrumentation Methods and Techniques; John Wiley & Sons, 2000, p189.
(**) lenteszeiss.com.br
(***) Equipe Carl Zeiss Vision.
Filtros Medicinais e suas Aplicações está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.F