Blog do Paulus: Review Exclusivo Hoyalux iD Myself

Review Exclusivo Hoyalux iD Myself

A Hoya, nos últimos 10 anos, deu um salto enorme quanto a performance de suas lentes multifocais progressivas. Levando em consideração os últimos testes com as lentes Hoyalux Lifestyle 3i e Hoyalux Daynamic, percebo, como grande diferencial, as performances das áreas de perto e média distância, sem prejuízo ao campo de longe e área periférica. Com um retrospecto tão favorável, iniciei os testes com a top de linha Hoyalux iD Myself com grande expectativa em relação aos resultados finais. A partir de agora você vai conhecer as tecnologias de Hoyalux iD Myself, bem como todas as minhas impressões desse teste prático que durou 4 meses.

Hoyalux iD Myself

As lentes progressivas Hoyalux iD Myself foram concebidas através de 5 tecnologias que elevam a experiência visual dos usuários, através de campos visuais amplos e nítidos. Vamos conhecer agora quais são essas tecnologias diferenciais:
  1. Visureal Master
    Tecnologia AdaptEase: promove a rapidez de adaptação aos usuários que utilizam com frequência dispositivos digitais, acessando assim, por inúmeras vezes a visão intermediária.
  2. Visão Binocular 3D: redução drástica das distorções laterais e dos efeitos de flutuação.
  3. Tecnologia de Harmonização Binocular: permite foco instantâneo em todas as distâncias.
  4. Desempenho Integrado de Dupla Superfície: redução do movimento dos olhos na busca de campo mais nítido. Os olhos se esforçam menos para obter a área de melhor nitidez da lente.
  5. Hoya iDentifier: ferramenta de personalização de parâmetros de otimização visual de acordo com as necessidades de cada usuário. Integrado ao Hoya iDentifier está o Visureal Master que faz a leitura das medidas dos olhos e dos parâmetros da armação, obtendo assim máxima integração de dados de otimização.

Review

Tomada de Medidas
De antemão, agradeço a Hoya Brasil por ceder ao Blog do Paulus as lentes Hoyalux iD Myself 1.67 Sensity Blue Control para os testes e também por confiar na isenção da minha opinião. Agradeço também por me receberem com tanta cordialidade no Hoyalab SP para a minha interação com o Visureal Master e Hoya iDentifier.

A visita ao Hoyalab SP me ofereceu vivenciar a experiência do consumidor final, submetido ao tratamento diferenciado e exclusivo de personalização. Uma anamnese completa sobre o meu estilo de vida foi realizada, conjuntamente a tomada de medidas e captação dos parâmetros de ajustes da armação, Todos esses dados são interpretados por complexos sistemas de cálculo que ordenam a fabricação de lentes 100% voltadas as minhas necessidades diárias.

Parâmetros Obtidos
Agora vou relatar a minha percepção de performance da lente multifocal progressiva Hoyalux iD Myself baseada na utilização cotidiana dos óculos ao longo desses quatro meses.

A visão de longe é ampla e muito nítida. Em qualquer direção do meu olhar eu alcanço uma alta definição de imagem. A simetria horizontal é evidente, portanto não há distorções nas laterais superiores das lentes, tanto direita quanto esquerda.  Nota: 10,00.

A visão de perto é absurdamente grande ao ponto de eu não conseguir identificar, em suas laterais, áreas de distorção que limitam o campo de leitura. Smartphone, Tablet, Kindle e teclado de computador 100% nítidos. A personalização do campo de perto em relação as minhas necessidades captadas por Hoya Identifier fizeram a diferença na prática. Estou extremamente satisfeito. Nota: 10,00.

A visão intermediária manteve amplitude e a focagem rápida, já obtidas pela linha Hoyalux Lifestyle 4i Não é necessário nenhum movimento vertical de cabeça para a obtenção do foco em média distância.
Tudo acontece de forma natural e imediata. Uma nota que raramente é dada, nesse quesito, para uma lente multifocal. Nota: 10,00.

A visão periférica estática é ampla e nítida, pois as distorções laterais estão localizada numa região muito pontual, porém de fácil identificação e por isso a queda em 0,5 no conceito. Hoyalux iD Myself está caminhando para a perfeição nesse item. Nota: 9,50.

A visão periférica dinâmica é semelhante a uma lente de visão simples, pois como a distorção lateral está numa área muito pequena e pontual, quando balanço a cabeça, simplesmente  a instabilidade desaparece. Perfeito para dirigir e praticar esportes. Nota: 10,00.

A transição de grau é tão discreta que você não a percebe. Quero lembrar que minha adição subiu de 1,75 para 2,00 e com isso esperava observar um pouco mais de transição, mas isso não aconteceu. Vou de -1,00 para longe até +1,00 para perto como se as graduações fossem as mesmas. Parece uma lente de visão simples. Nota:10,00.

A visão global é a observação dos campos visuais da lente como um todo. A maior nota é justificada em virtude da amplitude do campo de longe e da alta performance tanto na visão intermediária quanto na periférica dinâmica.  Nota 10,00.

Eu e a minha Hoyalux iD Myself
Em suma, Hoyalux iD Myself consegui unir o melhor dos dois mundos, isso é, excelente visão de longe e de perto, sem prejudicar a média distância e a transição de grau. Pouquíssimas lentes multifocais progressivas no mercado mundial conseguem atingir esse patamar de excelência. O preço final da lente ao consumidor justifica-se pela alta performance visual. Recomendo Hoyalux iD Myself, sem restrições.


Notas da Avaliação Cotidiana

Assim como todas as lentes progressivas testadas, os aspectos visuais que recebem nota são:
  1. Visão de longe (largura do campo, nitidez e contraste visual)
  2. Visão de perto (nitidez, largura e altura do campo)
  3. Visão intermediária (posição do campo e velocidade de foco)
  4. Visão periférica estática (avaliação das distorções laterais, movimentando apenas os olhos)
  5. Visão periférica dinâmica (avaliação das distorções laterais, movimentando a cabeça e os olhos)
  6. Transição (avaliação da passagem de grau que vai da visão de longe até a de perto)
  7. Visão global (avaliação do balanceamento entre os campos visuais, incluindo longe, intermediário, perto e periférico)
As notas para Hoyalux iD Myself foram distribuídas desta forma:
  1. Visão de longe = 10,00
  2. Visão de perto = 10,00
  3. Visão intermediária = 10,00
  4. Visão periférica estática = 9,50
  5. Visão periférica dinâmica = 10,00
  6. Transição = 10,00
  7. Visão global = 10,00
A nota final da lente vem da média de todas as notas. O resultado final é 9,92.

Esse resultado faz com que Hoyalux iD Myself fique na liderança no ranking Blog do Paulus para a avaliação cotidiana da lentes progressivas. Com este resultado, o ranking ficou da seguinte forma:


Ranking Geral:
29 lentes multifocais testadas pessoalmente por Paulus Maciel

1º Lugar: Hoyalux iD Myself = 9,92
1º Lugar: Shamir Autograph Intelligence = 9,92
2º Lugar: Zeiss Progressive Smartlife Individual 3 = 9,86
2º Lugar: Shamir Autograph III = 9,86
3º Lugar: Optiswiss be4ty+ S Fusion Perfect = 9,78
4° Lugar: Shamir Autograph In Touch As- Worn Blue Zero = 9,71
4º Lugar: Hoyalux ID Mystyle V+ = 9,71
5º Lugar: Hoyalux Lifestyle 3i = 9,64
5º Lugar: Zhetta Magnum = 9,64
5º Lugar: Zeiss Progressiva Individual 2 = 9,64  
5º Lugar: Zeiss Progressiva Individual Sport = 9,64
6º Lugar: Prime Maxima 4K = 9,57
6º Lugar: Varilux S 4D = 9,57
7º Lugar: Prime Supera 4Ki = 9,50
8º Lugar: Optiswiss be 4ty HD5 = 9,43
9º Lugar: Shamir Autograph Free Frame = 9,42
10º Lugar: Zeiss Progressiva Drivesafe = 9,36
11º Lugar: Shamir Attitude III Fashion = 9,28
12º Lugar: Zettha Exclusive iRX = 9,14
13º Lugar: Variview Série Platina = 8,93
14° Lugar: Zeiss Progressiva EnergizeME = 8,86
14º Lugar: Hoyalux Lifestyle V+ = 8,86
14° Lugar: Hoyalux Premium = 8,86
14º Lugar: Varilux Comfort f-360º = 8,86
15º Lugar: HB Custom ID = 8,57
16º Lugar: HB Sharp = 8,50
16º Lugar: Varilux Comfort 360º = 8,50
17º Lugar: Kodak Precise = 7,36
18º Lugar: [Fabricante via advogado não aceitou a nota baixa] = 6,50

Agradecimentos: Hoya Brasil

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Atenção: As avaliações de lentes progressivas contidas neste blog não são testes ou estudos clínicos, portanto não possuem metodologia clínica nem científica. As avaliações são opiniões pessoais do usuário Paulus Maciel que atribuiu notas para o desempenho das lentes progressivas no uso cotidiano, retratando o dia a dia de uma pessoa comum usando óculos.


Devido as avaliações não serem clínicas nem científicas e apenas cotidianas, as suas notas possuem caráter meramente informativo e opinativo. Cabe ao leitor Blog do Paulus considerar ou não relevante a opinião pessoal de Paulus Maciel.

A liberdade de expressão relativa a opinião de Paulus Maciel é assegurada pelo artigo 5, inciso IX da constituição da república federativa do Brasil que destaca:

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"

Licença Creative Commons
O trabalho Review exclusivo Shamir Autograph Intelligence está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença