Quantas vezes já assistimos filmes de ficção científica que mostraram óculos com recursos sensacionais? Muitos desses óculos serviram de inspiração para a indústria da tecnologia. Um exemplo bom são os óculos de projeção de dados que aparecem no filme Star Trek e mais tarde em Homem de Ferro que com certeza serviram de inspiração para o Google Glass.
Cenas de Homem de Ferro e Star Trek |
Cenas de Minority Report e Homem de Ferro |
A "Industrial Technology Research Institute" uma organização tecnológica sem fins lucrativos de Taiwan é responsável pelo projeto "I-Air Touch" que utiliza óculos especiais que possibilitam o usuário tocar em telas flutuantes, permitindo acionar comandos do seu computador de origem.
Os óculos especiais possuem sensores de movimento que percebem precisamente tudo que está ao redor numa distância de 30cm. Os óculos possuem também câmeras que captam a imagem da tela do computador projetando-a na distância prevista pelos sensores de movimento que percebem a ação de toque na tela flutuante, repassando as informações ao computador que em fração de segundos obedece a ordem. Veja imagem abaixo:
Demonstração de utilização do I-Air Touch |
Enquanto a tecnologia é estudada, é possível interagir à distância com a tela do seu computador através de imagem projetada fixa vinda de tecnologias muito criativas. No vídeo abaixo você pode assistir o exemplo do "Displair" que projeta a imagem do computador num vapor de água, possibilitando a interação. Veja só:
Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.
Demonstre sua reação em relação a esse artigo:
Óculos especiais permitem experiência de toque em telas flutuantes está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.