Localização eletrônica de ponto cego é uma exclusividade dos automóveis de luxo. O espelho multifocal pode ser uma opção acessível ao público. |
Uma grande preocupação dos motoristas de automóveis é a falta de visibilidade nos chamados "pontos cegos" dos carros, o que pode ocasionar colisões entre seus veículos e as motocicletas que transitam entre as faixas de trafego.
"Ponto Cego" é um ângulo de visão indisponível ao condutor, por estar alheio ao ângulo de visão proporcionado pelos retrovisores internos e externos do veículo.
Segundo estatísticas independentes, 70% dos acidentes envolvendo carro e motocicleta ocorrem porque o condutor do carro não viu a motocicleta no ambiente, provocando assim a colisão. Atualmente o tema "direção segura" também é considerado um assunto de saúde pública.
Ilustração com exemplo de localização do ponto cego |
Com o aumento do trânsito e de acidentes como esses nas grandes cidades, cresce também a demanda para a geração de novos produtos para uma direção mais segura.
Figuras A e C: espelho retrovisor convencional com campo de visão restrito pelo ponto cego. Figuras B e D: espelho retrovisor progressivo e seu campo de visão ampliado |
Os engenheiros coreanos Hocheol Lee, Dohyun Kim e Sung Yi publicaram na livraria digital de informações ópticas, a "OSA" um projeto chamado "Horizontally progressive mirror for blind spot detection in automobiles" isso é: "Espelho de horizontalidade progressiva para a detecção de ponto cego em automóveis". Trata-se de um espelho dotado de uma superfície óptica progressiva, semelhante às lentes multifocais para óculos, só que ao invés da progressão ser vertical (de cima para baixo) a progressão do espelho retrovisor é horizontal (da direita para a esquerda). Amplie as imagens ao lado para obter maiores detalhes.
O papel da progressão horizontal do retrovisor é torná-lo mais convexo até a extremidade esquerda do espelho, magnificando e ampliando o ângulo de visão, reduzindo drasticamente os pontos cegos e suas consequencias no trânsito.
Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.
Fonte: https://www.opticsinfobase.org/ol/abstract.cfm?uri=ol-38-3-317
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