Estudo internacional demonstra ainda que mais da metade das pessoas que
vivem nessa região (63%) sente dificuldade visual enquanto dirigem à noite
Uma pesquisa inédita revela que 43%
das pessoas que vivem no Centro-Oeste do País sentem dificuldade visual
para dirigir e que mais da metade delas (63%)
sente dificuldade visual para dirigir ou para enxergar a sinalização de trânsito
durante a noite.
“A
visão é muito importante e nos ajuda a realizar tarefas do dia a dia com
precisão e agilidade. Quando está comprometida, interfere diretamente na saúde,
na segurança e na qualidade de vida. Quando expostos a situações de dificuldade,
os olhos sofrem pela sobrecarga exigida e as pessoas podem até se colocar em
situação de risco, como no trânsito, por exemplo. Essa pesquisa nos revela que as pessoas dessa região não estão
cuidando bem da saúde dos olhos, e por isso não estão usando sua visão de forma
eficiente”, afirma o oftalmologista
Miguel Padilha, Diretor do Departamento de Oftalmologia do Núcleo Central do
Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Os
números levantados pela pesquisa chamam atenção ainda para outro dado
importante. Mais da metade da população do
Centro-Oeste (54%) afirmou que sente alguma dificuldade visual para ler um
livro ou uma revista, por exemplo. Do total de pessoas ouvidas nessa região, 54% avaliaram sua visão como mediana ou
muito ruim enquanto trabalham no escritório ou passam muito tempo em frente ao
computador e outros 55% disseram
terem algum tipo de problema para focar ou enxergar detalhes de longe.
A
pesquisa, que foi realizada também em outros países como Alemanha, Itália, China
e EUA, revela ainda que 31% dos
entrevistados demoram mais de um ano para fazerem consultas ou exames
oftalmológicos. De acordo com o especialista, o levantamento indica que é
preciso mais conscientização em relação à saúde dos olhos. Um dos dados revela
que 94% das pessoas nessa região
fariam exames oftalmológicos com mais frequência, se sentissem necessidade
médica, enquanto outros 87%, se
soubessem que sua visão poderia ser melhorada.
“A
acuidade visual pode mudar consideravelmente ao longo de um ano, assim como as
exigências específicas dos olhos de uma pessoa. Nem sempre essas mudanças são
percebidas no dia a dia. A certeza de que alguém está usando sua visão de modo
eficiente e com o apoio necessário só pode ser determinada através de um teste
de visão. Por isso é fundamental que o brasileiro faça exames oftalmológicos
pelo menos uma vez ao ano após os 40 anos de idade”, alerta Padilha. “Se na
família existem casos de alta miopia ou de hipermetropia, estes exames já devem
ocorrer na fase de alfabetização, quando a criança começa a freqüentar a escola”,
complementa.
A pesquisa internacional foi encomendada pela ZEISS – em
comemoração aos 100 anos de lançamento de suas primeiras lentes de precisão – e
realizada pelo instituto inglês YouGov. O levantamento foi realizado de forma
direcionada, ouviu mais de mil brasileiros de todas as regiões do país, entre
homens e mulheres, em novembro de 2011.
Rotina moderna pede presença de alta tecnologia
Hoje, a demanda por enxergar melhor é
grande: 69%[1]
das pessoas levam seus óculos aonde quer que vão. O acessório parece simples,
mas o cálculo matemático de um perfil de visão individual é uma conquista
tecnológica de altíssimo nível que, em conjunto com medições de alta precisão,
também leva em consideração a individualidade de cada olho”, comenta o gerente
de Marketing da Carl Zeiss para a América Latina, Marcelo Frias.
De acordo com Frias,
hoje em dia as lentes progressivas, por exemplo, precisam ser capazes de
alcançar, em termos de campo visual e qualidade, mais do que no passado.
"Mudar rapidamente o foco de visão de um smartphone para um objeto distante e vice-versa, ou de um GPS no
carro para a estrada são apenas alguns exemplos de desafios de quem usa óculos.
A ZEISS tem como principal objetivo ajudar as pessoas a realizarem suas atividades
diárias com alta qualidade e conforto visual”, finaliza.
100 anos de lentes de precisão
O levantamento sobre
a visão dos brasileiros é uma das várias novidades
que a ZEISS traz ao Brasil, em comemoração aos 100 anos do lançamento das suas
primeiras lentes de precisão, que representaram um marco no segmento óptico,
estabelecendo novos padrões de qualidade usados até hoje. Com elas, a visão
passou a ser nítida em toda a superfície da lente, eliminando a visão em forma
de túnel das peças que ofereciam foco apenas no centro.
Você sabia...
·
...
que “O Senhor dos Anéis”, “King Kong” e “O Perfume” tem uma coisa em comum?
Foram filmados com lentes para cinema da ZEISS.
·
... que os equipamentos da Carl
Zeiss conseguem distinguir um quadro original de Van Gogh de uma falsificação?
·
... que o Hubble é um telescópio que utiliza a
tecnologia ZEISS para fotografar outros planetas?
Demonstre sua reação em relação a esse artigo:
Carl Zeiss
O grupo alemão Carl Zeiss é
líder internacional no ramo óptico. Há mais de 164 anos, contribui
para o
progresso tecnológico mundial, atuando nos mercados de microscopia,
semicondutores, sistemas médicos, tecnologia industrial e tecnologia óptica para
os consumidores. Com tecnologias e soluções inovadoras, a Carl Zeiss é
líder mundial na produção de semicondutores, tecnologia industrial,
microscopia, óptica oftálmica e óptica optrônica. Cerca de 24.000 colaboradores
geraram, no ano fiscal 2010-11, um faturamento de 4.237 bilhões de euros. A
sede da companhia está localizada em Oberkochen, Alemanha.
Carl
Zeiss Vision
O
setor óptico da Carl Zeiss reúne competências e soluções oftálmicas com uma
marca de força internacional. Esse setor
investe em pesquisas tecnológicas e desenvolve produtos e serviços da mais alta
qualidade. Em 2012, a
empresa comemora 100 anos de suas lentes de precisão. Com
cerca de 11.500 colaboradores, esse setor da
Carl Zeiss é líder mundial em fabricação de
lentes para óculos. Somente no exercício 2010-11 gerou um rendimento de
849 milhões de euros. Com um portfólio
completo de produtos ópticos, a empresa conta com 35 centros de distribuição,
mais de 100 representações e 15 centros de produção distribuídos entre Europa,
América do Norte, América do Sul e Ásia. A Carl Zeiss Vision é hoje a empresa
líder em tecnologia e inovações óticas e de alta precisão. Para saber mais
sobre a Carl Zeiss Vision, acesse www.zeiss.com.br/melhorvisao
[1] Rastreamento de
conscientização de imagem. Um estudo internacional envolvendo 10.000
entrevistados entre 18 e 65 anos.