Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.
Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.
Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!
Enquanto isso, boa leitura!
As causas mais frequentes que resultam nas queixas sobre visão intermediária são:
- Altura de montagem
- Ergonomia
- Escolha da lente
- Refração
A marcação pupilar que definirá a posição da cruz de montagem numa lente progressiva não pode estar abaixo ou acima da pupila, pois acarretará em limitação de campo intermediário.
- Quando a cruz de montagem fica acima da pupila, a limitação da visão intermediária ocorre quando o usuário na sua postura natural abaixa um pouco os olhos para acessar o campo, porém ele esta curto e mal posicionado. A situação melhora quando o cliente desce a armação e a coloca praticamente na ponta do nariz, rebaixando a zona intermediária para o local onde ela deveria estar de fato.
- Quando a cruz de montagem fica abaixo da pupila, a limitação da visão intermediária ocorre quando o usuário na sua postura natural abaixa muito os olhos para encontrar o campo e só o encontra próximo a região onde sua postura costuma utilizar para a leitura de perto. A situação só melhora quando seu cliente ergue a armação, levantando a zona intermediária para o local onde ela deveria estar de fato.
Postura ergonômica para uso de computadores |
Kit ergonômico para notebooks |
- Distância entre 50 e 60cm entre os olhos e o monitor com brilho devidamente ajustado
- A área superior da tela do monitor deve estar na altura da linha dos olhos. Usuários de notebook precisam usar suportes ergonômicos para erguer o equipamento.
- Com esta postura, os olhos irão abaixar mais do que a cabeça e com o monitor na linha dos olhos, o acesso a visão intermediária da lente progressiva será fácil e confortável.
A escolha da lente deve estar sempre baseada na anamnese, isso é nas perguntas que você fará para sondar as necessidades de seus clientes. No caso de um usuário presbita que utiliza muito a visão intermediária, sugiro a venda de dois óculos para performance máxima:
- Lente progressiva freeform otimizada por altura de montagem e DNP de perto. Dê preferência escolha armações cujas alturas de montagem fiquem a partir de 17mm. Óculos para uso geral, preferencialmente com antirreflexo.
- Lentes ocupacionais. Sugiro lentes que possuam perfis de distâncias pré determinadas ou perfis de distâncias individualizadas. Óculos para uso ocupacional confortável, preferencialmente com antirreflexo.
A refração também pode influenciar tanto na limitação quanto na falta de nitidez em visão intermediária, tudo depende da obtenção da graduação de perto:
- Se a adição estiver mais forte do que o usuário precisa, automaticamente a dioptria intermediária ficará também mais forte, ocasionando desconforto e até dores de cabeça.
- Se a adição estiver mais fraca do que o usuário precisa, automaticamente a dioptria intermediária ficará também mais fraca, causando falta de nitidez e contraste visual.
Demonstre sua reação em relação a esse artigo:
Parte 8 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.