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Enquanto isso, boa leitura!
De acordo com minhas experiências práticas em análise de lentes e atendimento ao consumidor, as principais causas para a queixa sobre lentes que riscam com facilidade são:
- Mal uso na utilização, limpeza ou armazenamento.
- Ausência da tecnologia protetora.
- Baixa performance da tecnologia protetora.
Posso citar que a situação que mais provoca riscos nas lentes é o óculos fora do estojo, quando não utilizado. O simples ato de não guardar o óculos no estojo ocasiona:
- Lentes em atrito com superfícies diversas devido ao óculos estar virado para baixo.
- Pequenas quedas, onde as superfícies das lentes tocam o solo.
- Transportar o óculos na mão pode fazer com que a peça se choque contra outras superfícies.
- Transportar o óculos dentro de bolsa, porta luvas de carro ou mochilas.
Quando o óculos está no rosto do cliente e a lente risca, podemos considerar que houve um acidente, mas riscos ocasionados por óculos fora do estojo é com certeza um mal uso que pode ser prevenido com informação.
Na imagem abaixo temos o termo de garantia de uma lente antirreflexo, onde podemos perceber um capítulo a parte mencionando não só o que a garantia não cobre mas também os cuidados que devem ser tomados na utilização, limpeza e armazenamento do óculos, preservando assim as lentes. Clique na imagem para ampliá-la, caso necessário.
Como na nona parte desta série de matérias, quando falamos sobre antirreflexo danificado, quero aqui ressaltar a importância de se criar o hábito de orientar o cliente sobre utilização, limpeza e armazenamento dos óculos no momento da entrega dos mesmos. Desta forma, evitamos e muito as incidências de queixas sobre lentes riscadas.
Também na nona parte desta matéria fiz um resumo sobre os cuidados relacionados a limpeza dos óculos. Para acessar este conteúdo, CLIQUE AQUI.
No ato da venda, a anamnese é muito importante para entender as necessidades dos nossos clientes, não só por causa dos fatores visuais e estéticos, mas também quanto a resistência que o óculos deverá ter de acordo com as atividades do consumidor.
Vale a pena alertar os clientes cujos óculos podem se expor com mais facilidade aos riscos, pois atualmente exitem tecnologias protetoras acessíveis que podem ser aplicadas para uma maior resistência. Vale a pena também lembrar o cliente que lentes apenas com a tecnologia resistente a arranhões não possuem garantias contra esses riscos. Apenas as lentes antirreflexo mais avançadas oferecem garantias contra arranhões, salvo condições de mal uso. Essas garantias variam entre dois e três anos.
Ofereça sempre lentes antirreflexo que possuam garantia de resistência a arranhões, pois são as mais duráveis do mercado, portanto com performance superior da tecnologia protetora.
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Parte 10 - Solucionando Problemas na Venda e Adaptação de Óculos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.